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5 passos para melhorar a comunicação em sua empresa

Escrito por: Gráfica JP

A comunicação é a chave para o sucesso em diversos âmbitos diferentes dentro da nossa vida, em um relacionamento seja ele amoroso ou de amizade, saber falar com as pessoas é essencial para manter um laço sólido, firme e construir uma relação baseada em consistência, que perdure durante muito tempo, e é claro que se isso se aplica na vida pessoal, também está presente no âmbito profissional. 

Saber se comunicar dentro de uma empresa é determinante para o sucesso tanto empresarial quanto dos próprios colaboradores, quando as comunicações internas são fracas, o trabalho não flui, a produtividade não rende, e até a parte externa do negócio acaba ficando prejudicada com a ausência constante do diálogo. 

Não adianta apenas o colaborador realizar seu serviço de impermeabilização para laje sem ter uma voz ativa dentro do seu serviço, é preciso dar ouvidos a ele e mais do que isso, estabelecer um diálogo entre a empresa e o funcionário, e entre os colaboradores dos diferentes setores. 

Quanto mais houver essa troca de informação, maior a chance de alcançar o sucesso empresarial, mas como conseguir isso? Como fazer com que a comunicação na empresa seja de fato funcional? No texto de hoje, separamos 5 passos essenciais para você seguir e melhorar a comunicação em sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Entenda os ruídos e elimine-os imediatamente

O primeiro passo para melhorar a comunicação na sua empresa é justamente entender quais são os problemas pelo qual ela está passando no momento,  em grande parte das empresas, principalmente as que contam com mais de 10 funcionários, os chamados ruídos acabam atrapalhando bastante o diálogo corporativo.

Esses ruídos podem ser caracterizados por burburinhos, fofocas e diálogos paralelos e informais, que acabam causando confusão e deixando as informações incompletas ou até mesmo falsas, e é claro, ninguém quer ver um colaborador nervoso ou chateado por conta de algo que chegou até ele de maneira equivocada.  

Então é preciso eliminar esses ruídos e trazer uma comunicação transparente dentro da empresa, procure reunir os colaboradores para solucionar mal-entendidos, fique de olho nas fofocas que acontecem, e busque sempre por transparência, identifique os problemas, solucione e priorize o diálogo aberto e transparente.

  1. Crie um canal de comunicação

Para solucionar esses problemas que citamos no tópico anterior, não existe nada mais eficiente do que criar o seu próprio canal de comunicação para que as pessoas conversem dentro dele e tenham um diálogo muito mais transparente e sem ruídos entre si, funcionando de forma lisa e eficiente como uma injeção de plástico. 

Procure criar um e-mail, um portal ou até mesmo um grupo no whatsapp onde todos podem se comunicar de maneira livre, aberta e sem julgamentos, dê espaço para que cada colaborador expresse a sua opinião, e mantenha aquele canal como uma forma de comunicação constante dentro da empresa. 

Respeite as opiniões alheias, incentive a fala, e é claro, mantenha a troca constante de informações, deixe os colaboradores a par de tudo que ocorre na empresa e peça para que eles também se comuniquem atuando como uma verdadeira via de mão dupla.  

  1. Dê voz ativa a todos e mantenha a conexão entre os setores

O erro de muitas empresas é querer transformar a comunicação em uma via unilateral, sendo que todo bom relacionamento funciona quando a pessoa não só fala, mas também sabe escutar o que o outro tem a dizer. 

Sendo assim, procure dar voz ativa a todos os seus colaboradores, desde o faxineiro até mesmo o gerente geral, além disso, procure integrar e conectar os setores para que a comunicação entre eles seja mais fluida. 

Por mais que cada área cuide de uma necessidade e tenham funções diferentes, é sempre importante incentivar o diálogo para que os setores se ajudem, talvez o setor de manutenção precise do financeiro para entender melhor o que pode ser feito com a bomba de refrigeração, ou o comercial necessita da troca de informações com o administrativo.

Tudo está conectado e mesmo com metas diferentes o objetivo é sempre de melhorar o desempenho da empresa, então use isso ao seu favor unificando sistemas e atuando de forma compartilhada e coesa. 

  1. Estimule uma cultura de feedbacks e da famosa “porta aberta”

Os feedbacks ajudam e muito na melhoria da comunicação, por mais que muitos acreditem que esses são vistos como algo negativo ou uma crítica relacionada ao trabalho de uma pessoa, seu funcionamento na verdade é completamente o oposto disso. 

Uma cultura de feedbacks representa o diálogo constante entre a empresa e o colaborador, o auxílio para entender seus erros e o estímulo para solucionar problemas, procure dar feedbacks construtivos para as pessoas e mais do que isso, também saiba recebê-los. 

Outro ponto é sempre manter a política da “porta aberta”, esteja sempre disponível para dialogar com os colaboradores, e se mostre disposto a estabelecer uma conexão, sem restrições e que funcione de forma transparente. 

  1. Pratique reuniões e atividades que auxiliem na comunicação

Se você quer melhorar a comunicação da sua empresa é crucial que as pessoas se reúnam e consigam expôr seus pontos tanto dentro quanto fora do trabalho, sendo assim, agende algumas reuniões semanais, talvez uma vez por semana toda sexta-feira ajuda o colaborador a expressar suas ideias e faz com que seja possível também conversar com ele sobre suas ações semanais. 

Além de reuniões, promova atividades que auxiliem na comunicação e interação do grupo, muitos já estão cansados de tanto atuar com o compressor parafuso, então que tal buscar algo diferente e descontraído?

Marque um jantar, uma viagem ou algo que promova a interação da equipe, talvez uma festa na firma, um happy hour ou algo do gênero, saia uma hora mais cedo na sexta para promover esse encontro e sempre estimule a comunicação dentro e fora da empresa. 

Sobre o autor

A Gráfica JP atua no mercado através de uma ideologia familiar. A gráfica conta com colaboradores altamente qualificados e máquinários de primeira qualidade em seu ramo.


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