Escrito por: Gráfica JP
Assim como um projetista de produtos como um manequim para loja precisa se atentar às funcionalidades da mesma, o UX design deve, por exemplo, estar disposto a moldar possibilidades aos internautas em um site.
É óbvio que as novas gerações já escutaram e se aprofundaram neste assunto. Mas se este não for o seu caso, fique tranquilo! Vamos explicar, a partir de agora, um pouco melhor sobre o tema! Então, fique com a gente.
O que é UX Design?
UX é a sigla para User Experience ou Experiência do Usuário. Seu objetivo é melhorar os produtos, serviços ou sistemas e, ao mesmo tempo, combinar aspectos de design, psicologia, tecnologia, negócios e outros campos, para proporcionar maior eficiência e eficácia.
Comparativamente, como de tempos em tempos deve-se fazer a galvanização eletrolítica, neste ramo que estamos abordando, é imprescindível que olhemos as alterações da sociedade e dos clientes.
Perceba que é obrigatório compreender as interações que o usuário tem, desde o primeiro contato com a marca até a finalização de uma compra. Ou seja, se quer ser um profissional, coloque em sua mente que seus dias serão de muita pesquisa e análise de dados.
Isso pode incluir o estudo de interação, as problemáticas que essas pessoas enfrentam, os recursos mais úteis e aqueles que podem ser melhorados. A partir desses dados, você trabalhará na criação de soluções que atendam melhor tais necessidades.
Outras tarefas são:
- criação de modelos esquemáticos para representar a estrutura e layout do produto;
- protótipos para testar o produto com usuários em potencial;
- áreas que precisam ser melhoradas antes do produto ser finalizado;
- preocupar-se com a estética e o apelo visual do produto;
- com o tom de voz e a comunicação da marca.
O objetivo, portanto, é criar uma experiência de usuário completa e satisfatória, que seja consistente em todos os pontos de contato com o produto ou serviço. O design vende e se tiver uma marca de máquina de bater açaí diferenciada, verá seus lucros se elevarem a curto e médio prazo.
8 Princípios para aplicar o UX design em um projeto
Esteja centrado no usuário
O princípio do conceito é colocar as necessidades e desejos dos usuários no centro de todo o projeto. Isso envolve a compreensão e a criação de soluções que atendam a maioria dessas necessidades;
Usabilidade
Tenha um produto fácil de usar e de aprender. A aplicação desse princípio implica em garantir que a interface seja clara e simples, com comandos e ações intuitivas;
Acessibilidade
Tenha em mente que todos precisam utilizar seu produto, podendo ser pessoas com deficiências visuais, motoras e auditivas, por exemplo. Devemos sair dessa espécie de baú refrigerado que vivemos e olhar ao redor com atenção redobrada;
Consistência
Isso envolve uma interface do produto com organização lógica e consistência na linguagem e na comunicação da marca;
Feedback
O feedback é um princípio importante para comunicar os clientes dos processos pelo qual estão passando e as atualizações e novidades do mesmo. Se tem uma marca de vidro termoelétrico, por exemplo. Ter o feedback do seu produto, é importante;
Testes com usuários
Essa é uma parte fundamental do processo de UX e envolve a realização de testes para avaliar a facilidade de uso e a eficiência do produto, bem como para identificar problemas que, futuramente, possam ser corrigidos;
Design com vários protótipos
Assim como o roteiro de um filme conta com mais de uma versão, o UX possibilita que haja mais de um design e testes constantes dessas ideias e conceitos. Esse processo pode expôr os problemas e, com isso, gerar ajustes e melhorias antes do produto ser finalizado;
Design responsivo
O design responsivo é um princípio importante nos dias de hoje (principalmente quando estamos falando de sites, blogs e landing pages). Tudo porque, sem isso, a utilização ficará difícil. A ferramenta serve para que haja uma compreensão e uma compactação nos diferentes dispositivos e tamanhos de tela, seja ela um smartphone, um tablet ou um notebook.
Com tudo isso dito, é hora de tirar essas ideias do papel, colocá-las em prática e se aproximar dos concorrentes dia a dia.
O que achou do conteúdo? Curtiu saber mais sobre o UX Designer? Se gostou, não se esqueça de enviar para seus amigos e compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima!
Sobre o autor
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende