Escrito por: Gráfica JP
Muito provavelmente você conhece e sabe o que é uma prótese dentária. Ainda assim deve-se entender para quais problemas esse tipo de tratamento serve, até mesmo como é feita e aplicada, ou o mais importante de todas as questões, como evitar a necessidade de ter que colocar um implante.
Vale a pena destacar que, mesmo possuindo um bom plano dentário empresarial, muitas pessoas deixam de tomar cuidados básicos com a saúde bucal, o que as leva a desenvolver algumas doenças, que podem evoluir e causar consequências trágicas, como a perda dos dentes e a necessidade de substituí-los por próteses.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito de próteses dentárias, não só o que de fato elas são, como quais os possíveis tipos podem ser colocadas por um paciente, lembrando que umas são mais caras, enquanto outras não, mas independente disso elas podem fazer a diferença no seu sorriso.
Quando é necessário o uso de uma prótese dentária?
Em primeiro lugar, é importante destacar que apenas um profissional dentista poderá indicar quais os casos em que você deverá usar a prótese.
Portanto, antes de mais nada, busque um atendimento de avaliação com um profissional da implantodontia, que por sua vez pode ser consultado através de um plano dental.
Entretanto, para se ter uma ideia de quando esse procedimento é indicado, é possível afirmar que deve-se usar uma próteses quando o paciente acaba perdendo um ou mais dentes da boca, seja por qual for o motivo. Isso porque, o principal objetivo da prótese é substituir esse dente perdido.
Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais tipos de próteses dentárias, que podem ser adquiridas através de um plano dental melhor e entenda em quais casos cada uma delas melhor se aplica:
-
Prótese total
Em primeiro lugar temos a prótese total, que assim como o nome mesmo já indica, é quando o paciente não tem mais nenhum dente na boca e precisa substituir todos.
Esse tipo de prótese também é conhecida de maneira popular como dentadura. Sua vantagem mais proeminente desse modelo é a harmonia no sorriso, aproximando-se do estado natural.
-
Prótese parcial
A prótese parcial, por sua vez, é para pessoas que ainda possuem alguns dentes naturais da boca. Normalmente, esse tipo de prótese pode ser removível e recebe cobertura dos melhores planos odontológicos para dentistas.
Em geral, é possível afirmar que esse tipo de prótese visa substituir os elementos dentários faltantes, proporcionando ao paciente mais segurança para mastigar. Normalmente acaba sendo recomendada para situações em que a gengiva não oferece condições para isso.
-
Implantes
Também existem os implantes, que são substituições de dentes que ficam fixos e são aplicados através de procedimentos cirúrgicos.
Os implantes são selecionados como procedimento principal e realizados quando a prótese parcial não compensa ao paciente. Esse tipo de tratamento é considerado como o mais caro, bem como o que fica mais natural no paciente.
-
Prótese fixa
Por último, mas definitivamente não menos importante, existem também as próteses fixas, indicadas quando o paciente precisa preencher espaços por causa da ausência de um ou mais dentes, a prótese fixa já não é mais a preferência comum, como era até alguns anos atrás.
Por ser uma prótese fixa, ela dificulta o processo de higienização, tornando os implantes mais interessantes, por questões de funcionalidade e estéticas. Lembrando que a maioria desses tratamentos podem ser realizados através de convênios odontológicos.
Para entender ainda melhor sobre esses planos, basta pesquisar por: “como funciona plano odontológico empresarial” em qualquer navegador digital.
O que é uma prótese dentária?
As próteses dentárias nada mais são do que estruturas utilizadas com o objetivo de substituir um ou mais dentes, assim como outras partes da boca, como gengiva ou ossos, promovendo a restauração do sorriso, além de melhorar a mastigação, a fala e a autoestima.
Como já mencionado acima, é possível contar com diferentes tipos de próteses, que podem ser vantajosas em diferentes situações e para diversos pacientes. Em suma, as principais vantagens desse tipo de tratamento são:
- Preço acessível, já que há várias opções no mercado;
- Estética valorizada;
- Boa duração;
- Evitam a perda óssea;
- Idêntico aos dentes naturais.
Procure um profissional da odontologia para compreender qual modelo de prótese dentária poderá ser mais vantajoso para seu caso.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Sobre o autor
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende