Entre em contato com um de nossos especialistas!

O que é uma persona e como ela é usada?

Escrito por: Gráfica JP

Você já parou para pensar quem são os compradores da sua empresa? Qual o perfil de cada um que consome alguma coisa vinculada a sua marca? Como são aqueles que fazem o seu compressor de ar odontológico funcionar? Bom, se você nunca parou para analisar isso, saiba que esse é um item obrigatório para qualquer um que trabalha com marketing ou publicidade. 

 

É fundamental conhecer quais são as características de seus clientes, suas preferências, habilidades, gostos pessoais e por aí vai, e para que você consiga ter precisão durante essa jornada, a forma mais simples é criando a chamada persona do seu negócio. 

 

Seja para criar novas campanhas de vendas, marketing ou publicidade, seja para interagir com novos usuários e buscar novos consumidores para a sua empresa, ou até mesmo para fidelizar clientes, a persona é a saída ideal, para quem não sabe, esse é um conceito que se baseia na criação de um personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio. 

 

Se você ainda está um pouco confuso e quer conhecer mais sobre o que é uma persona e como ela é utilizada, fique tranquilo que vamos te ajudar, no texto de hoje, separamos um guia completo que vai te mostrar o que é uma persona e como ela pode ser usada na sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!

Afinal, o que é uma persona?

O termo persona é extremamente popular no mundo do marketing digital, e ele é nada mais nada menos do que a representação fictícia do seu cliente ideal, ela é baseada em dados reais coletados e analisados referente ao comportamento e características demográficas do seu cliente. 

 

Existem diversos fatores que compõem uma persona, como suas motivações, dores, objetivos, histórias pessoais, desafios e preocupação, tudo isso deve ser colocado em consideração para criar o seu cliente ideal. 

 

Vale ressaltar que a persona não se limita a sexo, idade ou região, o perfil do cliente ideal é algo muito mais profundo coletando informações sobre gostos pessoais, preferências e hábitos de consumo, sendo assim, ela acaba sendo a mais próxima representação fictícia das pessoas que solicitam o seu serviço de impermeabilização de laje, por exemplo. 

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Por mais que persona e público-alvo sejam dois termos parecidos e com conceitos semelhantes, existe uma boa diferença entre eles que deve ser explorada, sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, eles não são sinônimos. 

 

O público-alvo é algo mais generalizado, onde aborda uma boa parcela da população que compra seus produtos, ou seja, o conceito se trata de um grupo de pessoas com características semelhantes que você deve ofertar seu produto e mostrar sua marca com uma ótima chance de conversão. 

 

Para definir o público-alvo, são usados dados como idade, região, sexo, renda salarial, e por aí vai, já a persona é algo mais completo, que abrange objetivos, dores, realizações entre outros, sendo um conceito que vai mais além de uma grande parcela, buscando conhecer e identificar de fato, quem e como é o perfil das pessoas ideais. 

Qual a importância de uma persona e por que ter uma?

A persona tem como principal objetivo e importância, saber exatamente quem é o seu público e conseguir oferecer o produto certo, para a pessoa certa no local correto, ou seja, ela visa fazer com que você não precise falar inglês para alguém que só fale português, ou oferecer carne para alguém que seja vegetariano. 

 

Sendo assim, a persona de uma empresa faz com que a própria marca saiba com quem deve se comunicar, qual o perfil de cliente que realmente tem interesse no seu negócio, o que você pode oferecer para ele, como chegar nele e em quais circunstâncias realizar a abordagem. 

 

Em suma, a persona ajuda a entender melhor o seu cliente, oferecer o seu serviço de corrimão de alumínio, por exemplo, apenas para quem realmente tem interesse e mais do que isso, determinar pontos importantes como o tom do conteúdo, o tópico que será abordado, a forma de abordagem, os canais de comunicação, etc. 

Como a persona é usada?

A persona é usada justamente para entender o seu perfil de cliente ideal, e traçar estratégias voltadas para ele, entendendo suas limitações, seus desejos, gostos pessoais, preferências, canais de comunicação, etc. 

 

Você também pode usar a persona como base para encontrar novas personas, e definir assim, o perfil do seu cliente ideal, deixando muito mais fácil o processo de geração de leads e criação de conteúdo, se baseando nos dados e estatísticas que tem em mãos, e as preferências desse público selecionado. 

 

A persona acaba impactando de diferentes formas diferentes, auxiliando na escolha do melhor canal de comunicação, na linguagem e no seu formato, e até mesmo como abordar uma pessoa, sendo uma ferramenta completa para entender melhor sobre seus consumidores e como é possível chegar até eles. 

Como criar sua própria persona?

Criar uma persona definitivamente não é uma tarefa simples, afinal, é preciso ter um bom acervo de informações acerca do seu público-alvo, e muitas vezes, extrair uma boa quantidade de dados não é tão simples assim, para isso, recomendamos que use e abuse das chamadas pesquisas. 

 

Procure enviar relatórios completos questionando os gostos das pessoas, preenchendo diversos campos com informativos diferentes e com dados que podem ser úteis na análise final, procure sempre enviar pesquisas com recompensas e que possam agregar valor para a montagem da sua persona. 

 

Além da pesquisa, você também pode coletar dados que já foram expostos dentro da sua empresa e colocá-los em um só documento unificado, lembre-se, toda informação é relevante e quanto mais, melhor. 

 

Então procure entender até mesmo o manipulador a vácuo utilizado pelo consumidor, caso essa seja uma informação útil para você. 

 

O que achou do texto de hoje? Já conhecia as personas? Se gostou, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Sobre o autor

A Gráfica JP atua no mercado através de uma ideologia familiar. A gráfica conta com colaboradores altamente qualificados e máquinários de primeira qualidade em seu ramo.


  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende